Já está disponível no canal Youtube da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) mais um filme da série “Contos e Causos - História Viva de Ibiporã”. Trata-se do volume 4, da série de oito documentários do projeto “Contos e Causos”, exibidos entre 2011 e 2016, no Cine Teatro Padre Zanelli, de Ibiporã, e que agora estamos lançando para ficarem disponíveis ao público nas plataformas digitais.O filme pode ser acessado neste link: https://youtu.be/R-Yjs_toZQY.
Os entrevistados que estrelam este volume 4 são:
1 - Albino Striquer
2 - Alice Rossato Balan
3 - Antônio Ferrari
4 - Antônio Medre Montrezoro
5 - Dirce Bocato Rispar
6 - Dorvalino Guandalini
7 - Francisco Deliberador Neto (Dr. Chiquito)
8 - José Pires
9 - Leonilda Casagrande Ferrari
10 - Lourdes Sípoli Lozan
11 - Luiz Mártire
12 - Marcelina Cavassani Gobbi
13 - Maria Hilda Pelizer Pires
14 - Maria Rossato
15 - Milton Pauleti
16 - Olinda Bruneti Sacca
17 - Ramon Lozan
18 - Sebastião Sarábia
19 - Virgínia Lúcia Maggiore de Barros
20 - Vanda Davanzo Gnann
Neste ano em que Ibiporã comemora 75 Anos – seu Jubileu de Diamante, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Museu Histórico e de Artes (MHAI), traz um presente às famílias e um mergulho na história. Uma história de luta, rica em detalhes e com muitos contos e causos que ficaram marcados na memória... São os filmes do projeto “Contos e Causos – História Viva de Ibiporã”, lançados entre 2011 e 2016 no Cine Teatro e agora disponíveis em nosso canal no Youtube. No total, serão oito episódios até o mês de novembro.
O próximo filme da série será lançado aqui no canal no dia 13 de agosto (data de aniversário do Cine Teatro), às 20h. É o *Especial 25 Anos do Cine Teatro Padre José Zanelli*, produzido em 2013.
O PROJETO
O “Contos e Causos”, projeto de recuperação da memória de Ibiporã conduzido entre 2011 e 2016 pelo então secretário de Cultura e Turismo, Júlio Dutra, teve o objetivo de registrar em vídeo as histórias de nossos arquivos vivos e exibi-las posteriormente em sessões de cinema. Captou mais de 160 entrevistas com vários homens e mulheres que ajudaram a construir a nossa história. Todo esse material está arquivado no Acervo do MHAI.