No Museu do Café, alunos aprendem sobre os símbolos de Ibiporã

Publicado em: 01/08/2022 12:21 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/MHAI/SMCT/PMI

No Museu do Café, alunos aprendem sobre os símbolos de Ibiporã

Turmas de alunos do 5º Ano da Escola Municipal Alberto Spiaci no Museu do Café de Ibiporã/Fotos: Jaime Kaster, Solange Ramos e Cida Ribeiro

Atendendo à solicitação de uma escola de repassar aos alunos conteúdos e imagens sobre o hino e “símbolos de Ibiporã”, nossa equipe de museus da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã - o jornalista Jaime Kaster e a servidora Cida Ribeiro - recebeu no último dia 26 de julho, no Museu do Café, duas turmas de alunos do 5º Ano da Escola Municipal Alberto Spiaci, sob a coordenação da professora Solange Ramos.

Os alunos teriam que aprender e escrever sobre os principais símbolos municipais (brasão, bandeira, o hino do Município, entre outros) para o projeto “Pequenos Leitores, Futuros Escritores”. Foi então preparado para a visita pedagógica um material baseado no DVD e nas apostilas “Pingos nos Hinos”, produzidos em 2011 pela Secretaria Municipal de Educação.

Na visita, os alunos conheceram, in loco, pés de café, um pouco da história e da geografia local, pontos de referência na paisagem urbana e também rural (como o Pico Guarani e alguns rios que cortam o município), além de vários elementos formadores da nossa identidade.

Cantaram o hino de Ibiporã e do Paraná acompanhando detalhadamente as imagens em vídeo que ilustram a letra de ambos. Agradecemos e parabenizamos as turmas.