Assista ao vídeo “Memórias da Estação”, com depoimentos de alguns pioneiros sobre a Estação Ferroviária

 

Publicado em: 19/07/2022 11:59 | Fonte/Agência: Divulgação/SMCT/PMI

Whatsapp

 

A vida em torno da Estação Ferroviária de Ibiporã, o trem e memórias de infância dos que moravam nas imediações da linha férrea. Toda essas histórias e memórias de pioneiros ibiporaenses estão no documentário “Memórias da Estação”, produzido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em comemoração ao aniversário de 86 anos da Estação Ferroviária (1936-2022), exibido no Cine Teatro Padre José Zanelli em 15 de julho de 2022.

Neste dia, marcado pelo 86º aniversário da Estação Ferroviária, marco inicial da cidade, e da ferrovia São Paulo-Paraná, Ibiporã foi presenteada com o lançamento do livro “A cidade que nasceu dos trilhos - História e memórias de Ibiporã a partir da estação de trem e da ferrovia São Paulo–Paraná” (Eduel), do jornalista Jaime Kaster, da Área de Museus da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) de Ibiporã.

No vídeo constam trechos de entrevistas concedidas por 29 pioneiros para o projeto "Contos e Causos - História Viva de Ibiporã" (2011 a 2016), realizado pela equipe do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI).

Como o tema diz respeito à história local e os personagens das memórias também são de Ibiporã, a Prefeitura, por meio da SMCT, incluiu-o nas comemorações relativas aos 75 anos de Ibiporã, o Jubileu de Diamante do Município (1947-2022), que será completado no próximo dia 8 de novembro.

Assista ao vídeo em nosso canal no YouTube: youtu.be/SKkZwcgOTOk.

 

 

MEMÓRIAS DA ESTAÇÃO

Roteiro e seleção de cenas: Jaime Kaster

Edição e finalização: Ailton Jesus Oliveira

Entrevistas: Acervo do projeto Contos e Causos – História Viva de Ibiporã

Fotografias: Acervo do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã, Museu Histórico Padre Carlos Weiss e Arquivos de família

Produção: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã

Idealizador do projeto: Júlio César Dutra

Fotos: MHAI, Museu Histórico Padre Carlos Weiss, arquivos de família e imagens web

Agradecimentos: Prefeitura Municipal de Ibiporã

Entrevistados: Aparecida Peretti Pelisson, Eleonora Beltrão Barcik, Lauro de Castro Beltrão, João Ibrahim Zachêo, João Rodrigues Tavares, José Bonfim Ledo, Lourdes Sípoli Lozam, Ramon Lozam, Antônio Ferrari, Arlindo Calijuri, Batista Semprebom, Benedito Landiozo, Diorazil Baize, Eugênio Fernandes, Evanir Gomes Machado, Idalina Soares Sobreira, Jaime Sípoli, João Barreto Filho, João Cândido de Oliveira, José Dutra, José Pires, Laurinda Ferreira Oliveira, Lourdes Semprebom, Luzia Patuzzo Colognezi, Orlando Ferreira, Raul Santos de Sá, Sebastião Xavier, Vanda Davanzo Gnann

Lourdes Ap. da Silva Narcizo - Secretária Municipal de Cultura e Turismo Maricélia Soares de Sá - Vice-prefeita de Ibiporã

José Maria Ferreira- Prefeito Municipal de Ibiporã

 

IBIPORÃ – 2022

 

 


Imagens