Antropofocus apresenta em Ibiporã um espetáculo teatral de comédia sem nenhum diálogo

 

Publicado em: 04/07/2022 15:18 | Fonte/Agência: De Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMI. Com informações da assessoria de imprensa

Whatsapp

 

Antropofocus apresenta em Ibiporã um espetáculo teatral de comédia sem nenhum diálogo

“Contos Proibidos de Antropofocus” integra o projeto “Contos em Todos os Cantos”. Paulo Feitosa/Divulgação

Fazer o público rir, sem que os atores digam uma palavra sequer. Este é o desafio do grupo Antropofocus, que se apresantará em Ibiporã na próxima sexta (08) e sábado (09), no Cine Teatro Padre José Zanelli.  As duas apresentações serão realizadas às 20 horas, e tem entrada gratuita.

O espetáculo, intitulado “Contos Proibidos de Antropofocus”, faz parte do projeto de circulação CONTOS EM TODOS OS CANTOS, viabilizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, com apoio da Copel, e apoio local da Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). O evento integra as comemorações pelos 75 anos de emancipação política de Ibiporã, a ser celebrado em 8 de novembro. No elenco, estão os atores do grupo Antropofocus, Anne Celli, Andrei Moscheto, Edran Mariano e Marcelo Rodrigues, e o ator convidado Bruno Lops.

Além das apresentações abertas para a comunidade, o grupo também oferecerá uma sessão exclusiva para alunos do Ensino Médio de escolas públicas na sexta-feira (08), às 10 horas, também no Cine Teatro, e uma oficina de improvisação teatral com carga horária de nove horas.

Como o espetáculo não possui texto, pode ser assistido por pessoas com deficiência auditiva, que podem acompanhar e aproveitar a apresentação sem a necessidade da presença de intérprete de Libras. “Contos Proibidos de Antropofocus” é uma das criações de maior sucesso do grupo Antropofocus, com temporadas em cidades como São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Rio de Janeiro e também em Córdoba, na Argentina, além de participações em importantes festivais de teatro no Brasil, agora em circulação por terras paranaense.

Em comemoração aos 22 anos de trajetória, o Antropofocus está muito feliz com essa circulação pelo estado do Paraná e também por retornar a cidade de Ibiporã e partilhar a continuidade da pesquisa do grupo.

 

O ESPETÁCULO

 

Em “Contos Proibidos de Antropofocus”, o grupo enfrenta o desafio de fazer um espetáculo sem nenhum diálogo, onde a comunicação acontece apenas por meio do som.  Partindo da metáfora da incomunicabilidade, as cenas – ou contos – acontecem em ambientes onde pessoas desconhecidas se encontram, mas raramente iniciam uma conversa: dentro de um ônibus, debaixo de uma marquise num dia de chuva ou em um banheiro masculino.

O projeto, que é uma investigação do grupo sobre a força dramatúrgica que o som tem, nasceu da frequência com que grandes artistas cênicos e cinematográficos usam medidas sonoras para falar de seus trabalhos: o tom da cena, ritmo da ação e timming.

 

A OFICINA

 

Voltada para artistas e não-artistas, a oficina de Improvisação Teatral visa estimular o participante a conhecer e descobrir seu potencial inato de criatividade através de exercícios teatrais. E, por meio da improvisação, fazer com que ele tenha capacidade de ousar, perceber, ouvir, ser espontâneo, improvisar e se relacionar.

 

SOBRE O ANTROPOFOCUS

 

O Antropofocus está prestes a completar 22 anos de trajetória e sempre teve como premissa artística observar o ser humano e seu comportamento no cotidiano, sabendo que todas as suas ações podem ser consideradas cômicas, dependendo do prisma pelo qual é observado. Desde a sua fundação, em 2000, o grupo dedica-se ao processo colaborativo na busca de um resultado estético que represente as vozes, ideias e desejos de todos os seus integrantes.

 

Para isso o grupo vem se aprofundando nas ferramentas da dramaturgia dinâmica como metodologia para as criações de seus espetáculos. Em sua trajetória, o grupo realizou uma série de experimentos artísticos e intercâmbios com artistas nacionais e internacionais, que resultaram em criações de espetáculos e atividades pedagógicas realizadas em sua sede.

 

SERVIÇO

 

CONTOS PROIBIDOS DE ANTROPOFOCUS

Dias: 08 e 09 de julho

Horário: 20 hrs

Local: Cine Teatro Padre José Zanelli  - Av. Dom Pedro II, 368 - Centro

ENTRADA GRATUITA - retirar o ingresso a partir de 1 hora antes

Informações: (43) 3178-0215 e @antropofocus

 

OFICINA DE IMPROVISAÇÃO TEATRAL

 

Dias: 09 e 10 de julho

Sábado: das 09 às 12 hrs | das 14 às 17 hrs

Domingo: das 09 às 12 hrs

Local: Cine Teatro Padre José Zanelli 

Informações e inscrições: @antropofocus e  https://bit.ly/OficinaImprovisacaoIBIPORA

 

 

FICHA TÉCNICA

 

Elenco: Anne Celli, Andrei Moscheto, Bruno Lops, Edran Mariano e Marcelo Rodrigues

Sonoplastia e assistente de direção: Célio Savi

Operador de som: Célio Savi

Iluminação: AnryAider e Paulo Rosa

Operação de luz: Paulo Rosa

Cenografia: Sérgio Richter &Antropofocus

Figurino e Adereços: Fabiana Pescara & Renata Skrobot

Designer Gráfico: Lula Carneiro

Fotos de Divulgação: Paulo Feitosa

Assessoria de Imprensa: Com Leite Comunicação Integrada

Articulador Local - Jacarezinho: Cleiton Santos

Articuladora Local - Ibiporã:  Lívia Zeferino

Diretor de Produção: Edran Mariano

Direção Geral: Andrei Moscheto

Realização: Antropofocus

 

Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura

 

CANAIS DE COMUNICAÇÃO - ANTROPOFOCUS

Site:   www.antropofocus.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/antropofocus

Facebook: https://www.facebook.com/antropofocus

 

 


Imagens