“Contos Proibidos de Antropofocus” integra o projeto “Contos em Todos os Cantos”. Paulo Feitosa/Divulgação
Fazer o público rir, sem que os atores digam uma palavra sequer. Este é o desafio do grupo Antropofocus, que se apresantará em Ibiporã na próxima sexta (08) e sábado (09), no Cine Teatro Padre José Zanelli. As duas apresentações serão realizadas às 20 horas, e tem entrada gratuita.
O espetáculo, intitulado “Contos Proibidos de Antropofocus”, faz parte do projeto de circulação CONTOS EM TODOS OS CANTOS, viabilizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, com apoio da Copel, e apoio local da Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). O evento integra as comemorações pelos 75 anos de emancipação política de Ibiporã, a ser celebrado em 8 de novembro. No elenco, estão os atores do grupo Antropofocus, Anne Celli, Andrei Moscheto, Edran Mariano e Marcelo Rodrigues, e o ator convidado Bruno Lops.
Além das apresentações abertas para a comunidade, o grupo também oferecerá uma sessão exclusiva para alunos do Ensino Médio de escolas públicas na sexta-feira (08), às 10 horas, também no Cine Teatro, e uma oficina de improvisação teatral com carga horária de nove horas.
Como o espetáculo não possui texto, pode ser assistido por pessoas com deficiência auditiva, que podem acompanhar e aproveitar a apresentação sem a necessidade da presença de intérprete de Libras. “Contos Proibidos de Antropofocus” é uma das criações de maior sucesso do grupo Antropofocus, com temporadas em cidades como São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Rio de Janeiro e também em Córdoba, na Argentina, além de participações em importantes festivais de teatro no Brasil, agora em circulação por terras paranaense.
Em comemoração aos 22 anos de trajetória, o Antropofocus está muito feliz com essa circulação pelo estado do Paraná e também por retornar a cidade de Ibiporã e partilhar a continuidade da pesquisa do grupo.
O ESPETÁCULO
Em “Contos Proibidos de Antropofocus”, o grupo enfrenta o desafio de fazer um espetáculo sem nenhum diálogo, onde a comunicação acontece apenas por meio do som. Partindo da metáfora da incomunicabilidade, as cenas – ou contos – acontecem em ambientes onde pessoas desconhecidas se encontram, mas raramente iniciam uma conversa: dentro de um ônibus, debaixo de uma marquise num dia de chuva ou em um banheiro masculino.
O projeto, que é uma investigação do grupo sobre a força dramatúrgica que o som tem, nasceu da frequência com que grandes artistas cênicos e cinematográficos usam medidas sonoras para falar de seus trabalhos: o tom da cena, ritmo da ação e timming.
A OFICINA
Voltada para artistas e não-artistas, a oficina de Improvisação Teatral visa estimular o participante a conhecer e descobrir seu potencial inato de criatividade através de exercícios teatrais. E, por meio da improvisação, fazer com que ele tenha capacidade de ousar, perceber, ouvir, ser espontâneo, improvisar e se relacionar.
SOBRE O ANTROPOFOCUS
O Antropofocus está prestes a completar 22 anos de trajetória e sempre teve como premissa artística observar o ser humano e seu comportamento no cotidiano, sabendo que todas as suas ações podem ser consideradas cômicas, dependendo do prisma pelo qual é observado. Desde a sua fundação, em 2000, o grupo dedica-se ao processo colaborativo na busca de um resultado estético que represente as vozes, ideias e desejos de todos os seus integrantes.
Para isso o grupo vem se aprofundando nas ferramentas da dramaturgia dinâmica como metodologia para as criações de seus espetáculos. Em sua trajetória, o grupo realizou uma série de experimentos artísticos e intercâmbios com artistas nacionais e internacionais, que resultaram em criações de espetáculos e atividades pedagógicas realizadas em sua sede.
SERVIÇO
CONTOS PROIBIDOS DE ANTROPOFOCUS
Dias: 08 e 09 de julho
Horário: 20 hrs
Local: Cine Teatro Padre José Zanelli - Av. Dom Pedro II, 368 - Centro
ENTRADA GRATUITA - retirar o ingresso a partir de 1 hora antes
Informações: (43) 3178-0215 e @antropofocus
OFICINA DE IMPROVISAÇÃO TEATRAL
Dias: 09 e 10 de julho
Sábado: das 09 às 12 hrs | das 14 às 17 hrs
Domingo: das 09 às 12 hrs
Local: Cine Teatro Padre José Zanelli
Informações e inscrições: @antropofocus e https://bit.ly/OficinaImprovisacaoIBIPORA
FICHA TÉCNICA
Elenco: Anne Celli, Andrei Moscheto, Bruno Lops, Edran Mariano e Marcelo Rodrigues
Sonoplastia e assistente de direção: Célio Savi
Operador de som: Célio Savi
Iluminação: AnryAider e Paulo Rosa
Operação de luz: Paulo Rosa
Cenografia: Sérgio Richter &Antropofocus
Figurino e Adereços: Fabiana Pescara & Renata Skrobot
Designer Gráfico: Lula Carneiro
Fotos de Divulgação: Paulo Feitosa
Assessoria de Imprensa: Com Leite Comunicação Integrada
Articulador Local - Jacarezinho: Cleiton Santos
Articuladora Local - Ibiporã: Lívia Zeferino
Diretor de Produção: Edran Mariano
Direção Geral: Andrei Moscheto
Realização: Antropofocus
Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura
CANAIS DE COMUNICAÇÃO - ANTROPOFOCUS
Site: www.antropofocus.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/antropofocus
Facebook: https://www.facebook.com/antropofocus