Alunos do CMEI Maria do Carmo aprendem sobre Cinema em visita ao Cine Teatro

Publicado em: 29/06/2022 11:56 | Fonte/Agência: Divulgação/SMCT/PMI

Alunos do CMEI Maria do Carmo aprendem sobre Cinema em visita ao Cine Teatro

Alunos e professoras foram recepcionados pela secretária Lourdes Narcizo e servidores da SMCT/(Fotos: Jaime Kaster/SMCT/PMI)

Estudando sobre o cinema em sala de aula, alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria do Carmo Galvão Uille, no Jardim Éden, visitaram na manhã desta quarta-feira (29) o Cine Teatro Padre José Zanelli para conhecer um pouco sobre a sétima arte e a história do cinema em Ibiporã, que remonta à década de 40, com os Cines Rex e Radar.

Acompanhados de professoras e coordenadoras do CMEI, os visitantes foram recepcionados pela secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, a coordenadora pedagógica dos cursos, Elaine Melhado, e o operador do cinema desde 1988, Antônio Moya Cuenca.

As crianças ouviram atentamente sobre como eram exibidos os filmes antigamente, pelo sistema tradicional, de película, e como acontece hoje, digitalmente, em 3D. Os alunos demonstraram curiosidade e motivação em conhecer o espaço, decorado com paineis com fotos e informações de clássicos do cinema, tais como “O Gordo e o Magro”, “Casablanca” e “King Kong”. Também foram apresentados a um antigo projetor, exposto no saguão do Cine Teatro.

A atividade integra o programa de educação do Sicredi – “A União Faz a Vida”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, cujo objetivo é construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania.

A metodologia do Programa “A União Faz a Vida” propõe um processo de ensino-aprendizagem baseado no desenvolvimento de projetos. Com ênfase em interações, nos interesses e curiosidades de crianças e adolescentes, e na contextualização das áreas de conhecimento aos elementos das realidades locais, os projetos têm como característica principal a pedagogia ativa e participativa.

Em postagem do perfil do CMEI nas redes sociais, a direção agradeceu a receptividade dos servidores da Secretaria de Cultura e Turismo.

"Realizamos a Expedição Investigativa do Programa União Faz a Vida, que tem como tema principal o " CINEMA". Nossos pequenos tiveram uma super aula com o querido Antônio Moya, sobre o Cinema e suas funcionalidades, ele conhece o cinema como a palma de sua mão. Não temos palavras para agradecer o carinho que recebemos hoje, obrigada @culturaeturismoibipora pela recepção. Esse momento foi mágico, nossas crianças saíram realizadas."