Visitantes de fora nos nossos Museus e na Casa de Artes

Publicado em: 28/06/2022 16:05 | Fonte/Agência: Jaime Kaster - jornalista/ SMCT / PMI

Secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo (e) , Maria Sert, Ana Maria Parra e Rosana da Silva (d), do Centro do Artesanato de Ibiporã

Passados os vários eventos artísticos em maio e junho, no Cine Teatro Padre José Zanelli (pela Lei Aldir Blanc) e a Festa Junina Municipal, na Praça Pio XII, fazemos aqui um retrospecto das visitas que a equipe de museus da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT) recebeu nos nossos espaços históricos: Museu do Café, MHAI e Casa de Artes. Tivemos algumas visitas ilustres, pessoas de outros Estados e inclusive uma turista da Colômbia. Confira mais detalhes dos grupos e as fotos na galeria:

- A sra. Ana Maria Parra, “Anita”, de Cali, na Colômbia, veio a Ibiporã acompanhada da filha de pioneiros locais, Maria Aparecida Sert, que hoje reside em Maringá. Elas visitaram o Cine Teatro, o Museu Histórico e de Artes (MHAI) e a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI (fotos delas nos espaços e com a secretária de Cultura, Lourdes Narcizo).

- Familiares do ex-técnico do “Estrela do Norte”, Geraldo Bento, que trabalhou em Ibiporã nos anos 1960, estiveram na cidade no mês passado. A neta dele, a historiadora Mariana Andrade Dias da Silva (de São Paulo-SP) e o filho do treinador, Rafael Nunes Rodrigues (do Rio de Janeiro-RJ) procuraram no Acervo do MHAI por fotos de Geraldo Bento com o time de futebol e também encontraram uma dele no Bar do Reinaldo (foto), com Gilson.

- Visitantes de São Paulo, Mogi Mirim e Itapira (SP), das famílias Rogatto e Bulgarelli, sendo um deles historiador, estiveram no Museu do Café na última semana de maio.

- No dia 13 de maio a equipe do Museu do Café recebeu visitantes da Prefeitura de Guarapuava, que vieram conhecer esse espaço turismo, acompanhados da psicóloga Ana Paula e da servidora Franciele, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

- Visitantes de Campo Grande (MS), Ana Rita Prado Delvizio e Aparecido Mendonça da Silva, no Museu do Café.

- Visitaram o museu, no dia 12/5, alunos da Escola Estadual Ulysses Guimarães, de Ibiporã, coordenados pela professora Michele Fernandes da Costa Pelisson.

- Também recebemos na Casa de Artes e no Museu Histórico, alunos das escolas municipais Almerinda do Nascimento (do Jardim Éden) e Castelo Branco (Taquara do Reino), que vieram para atividades do projeto União Faz a Vida, do Sicredi, realizado em parceria com a Educação Municipal.

Agradecemos aos visitantes e lembramos que todas as visitas de grupos aos museus do Município precisam ser previamente agendadas na Secretaria de Cultura e Turismo, pelos fones 3178-0215 ou 3178-0216.

(Informações e fotos: Jaime Kaster – MHAI e Casa de Artes; Fátima Rocha e Cida Ribeiro – Museu do Café / SMCT / PMI)