Na manhã de domingo (19/6), último dia da 44ª Festa Junina Municipal de Ibiporã, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo entregaram uma placa de agradecimento e homenagem a todos os ex-secretários de Cultura e diretores da Fundação Cultural de Ibiporã, que ao longo dos 44 anos de história da Festa na Praça conduziram a organização de cada edição.
1- Professor Célio Semprebom – O primeiro a ser homenageado, como idealizador da 1ª festa junina de rua em Ibiporã, em 1977, quando propôs a realização da 1ª Festa na Praça Pio XII ao então prefeito Francisco Deliberador Neto, o “Chiquito”. Célio iniciou em 1976 as primeiras festas no Colégio Estadual Olavo Bilac, e como era professor de Educação Artística, a 7ª e 8ª séries tinham como conteúdo danças folclóricas e música, assim como o Curso Normal que hoje é chamado Magistério.
A partir da criação da Fundação Cultural de Ibiporã, em 1987, esta passou a ficar responsável por conduzir a festa em conjunto com outros setores da administração municipal. Por esse motivo, foram homenageados na sequência abaixo os diretores da Fundação Cultural a partir de 1988 (FOTOS):
2 - Professora Lucinéa Rezende (estava em viagem e não pôde comparecer)
3 - Professor José Laurindo Petri
4 - Marcos de Alencar Pelisson (está em viagem e não pôde comparecer)
5 - Professor Sérgio Luiz Hillesheim - reside em Uberaba (MG) e não pôde comparecer
6 - Professora Oleide Lélis Schimiti
7 - Marcelo Bueno Ciaca
8 - Josimary Aparecida Evangelista
9 - Sandra Moya Morais de Lacerda
10 - Daniela Buzeti Bacarin Ernesto
11- Júlio César Dutra
12 - Agnaldo Adélio Eduardo
13- Luciano Betiate
A mensagem dirigida pela secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, aos ex-diretores foi a seguinte:
“O Arraiá da Nossa História” - este foi o tema escolhido para a mais tradicional festa popular da nossa cidade, com o fim de trazer à memória a trajetória de sonhos, realizações, costumes que retrata a história de nossa terra e da nossa gente! Organizada pela Prefeitura Municipal, esta festa sempre foi capitaneada pela Fundação Cultural e pela Secretaria de Cultura e Turismo. Pensando nisso, decidimos prestar uma singela homenagem àqueles diretores, diretoras, secretários e secretárias, que ao seu tempo, deram a sua contribuição para a evolução da cultura de Ibiporã e para que a nossa Festa Junina chegasse a ser o que ela é hoje".