Reabertura do Museu

Publicado em: 12/05/2011 04:36

Reabertura do Museu

Convite Reabertura do Museu.

O Museu Histórico e de Artes de Ibiporã Espaço de Memória será reaberto na próxima quarta, 18 de maio, às 20h. O evento merece ser celebrado com muita alegria pela comunidade de Ibiporã, pois no Museu está guardada boa parte do registro histórico de nosso município.

A reabertura será marcada por uma exposição com obras sacras do século XVII, pertencentes ao acervo da Fundação Henrique de Aragão e que ficarão em exposição até o dia 18 de junho.

Na reabertura os visitantes poderão conhecer as instalações do Museu, que passou por uma grande reforma, envolvendo: recuperação do piso, pintura das paredes, troca e reparo da parte elétrica do prédio e forro novo. O Museu recebeu também 101 mil reais em equipamentos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para a modernização do espaço. São aparelhos como: arquivo deslizante, computadores, aparelhos de ar condicionado, desumidificadores de ambiente, impressora com scaner e outros equipamentos que vão servir para o acondicionamento correto das peças e documentos do Museu.

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) também é parceira do Museu e por meio do projeto de Recuperação e Divulgação da Memória do Município de Ibiporã, investiu mais de 44 mil reais em equipamentos que foram utilizados para a modernização do Museu e com os quais foi montada uma ilha de edição, para captar depoimentos audiovisuais. Este equipamento tem sido utilizado para a captação de contos e causos de Ibiporã, contados por pioneiros e pessoas que fazem parte da história do município.

O espaço físico do Museu abrigará ainda um Centro Tecnológico com computadores à disposição da comunidade, para realizar pesquisas e desenvolver trabalhos escolares.

Para o secretário de Cultura e Turismo e Diretor Presidente da Fundação Cultural de Ibiporã, Júlio Dutra a reabertura do Espaço de Memória é uma conquista. \"Há muitos anos vem sendo realizados trabalhos de resgate da nossa história, pois Ibiporã, apesar de ser uma cidade relativamente jovem, tem muitas coisas para contar. Com a parceria com a comunidade, com certeza teremos um museu vivo, onde filhos, netos e toda a comunidade terá acesso à história do nosso município. \", afirma.

Dutra destaca ainda que foram mais de 150 mil reais de investimento. \"Nunca se fez um investimento tão grande em prol da recuperação da memória em nosso município. Foram mais de 150 mil reais que conseguimos com recursos da SETI e do IPHAN. Podemos nos orgulhar do Museu de Ibiporã\" destaca.

A cerimônia de reabertura do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã \'Espaço de Memória\' é uma realização da Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, Fundação Cultural de Ibiporã e \'Espaço de Memória\', com o apoio da SETI e do IPHAN.

Traga sua família e venha conhecer as novas instalações do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã.

Ana Maria Borges de Alcantara Mtb 8038