Cultura está com obras e reformas em andamento

 

Publicado em: 05/06/2020 10:30 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ Prefeitura de Ibiporã

Whatsapp

 

Cultura está com obras e reformas em andamento

Vários espaços estão passando por reforma

Em tempos de isolamento e sem aulas nos cursos permanentes, a Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã está se dedicando à manutenção dos seus espaços, executando reformas, adequações físicas e colocando em andamento alguns projetos, como o Cozinha do Pioneiro. Confira um panorama das atividades.

Mudança de sede da Biblioteca Pública

Terminou o trabalho de mudança da Biblioteca Pública Municipal – que leva o nome de Irmã Benta Cinelli Fidelini – para o seu novo endereço, agora na Rua 1º de Maio, ao lado da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, esquina com a Rua José Bonifácio. Além da mudança, alguns servidores da Secretaria de Cultura trabalharam na reforma e pintura de estantes e móveis.

Foram transportados os livros e periódicos (o acervo tem 20 mil itens), mesas, cadeiras, estantes e ainda falta a ligação dos computadores em rede e algumas adequações para melhor atender os usuários quando ela puder ser reaberta ao público (o que ainda não pode, devido a um decreto estadual). O trabalho está sendo com uma equipe reduzida, com todos os servidores utilizando máscaras e seguindo as normas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde.

Reforma da Casa de Artes em andamento

A reforma da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI segue com as obras externas e a previsão de término é em julho. No final de abril foi concluída a substituição do piso e assentos do teatro de arena Eutália Aragão, que por décadas foi palco de peças de teatro e apresentações de dança e música. Foram feitos alguns reparos e a troca da cobertura da oficina, o ateliê onde artista plástico Henrique de Aragão produzia as suas obras.

Foi também concluído o reforço e troca da cobertura antiga das salas de artes por telhas termoacústicas tipo “sanduíche”, com isopor, que têm a função de isolamento térmico e acústico dos ambientes.

Agora a empresa responsável está trabalhando na casa principal onde Henrique morou por cinco décadas e onde há a galeria de arte. “Estamos fazendo uma reforma geral, principalmente da parte elétrica da casa, que estava comprometida e apresentava risco de incêndio, por isso será substituída. Também serão trocadas as calhas e madeiras que estavam apodrecidas. Serão feitas ainda duas salas: uma de desenho e pintura e outra de escultura.”, informou o secretário de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio.

Ele acrescenta que haverá a criação de um pequeno museu em homenagem a Henrique de Aragão, com algumas peças e objetos que fazem referência à sua história e seu trabalho na Casa de Artes.

Obras de adequação no Cine Teatro

Sem eventos devido à Covid 19, mas também em razão das obras de adequação do espaço para atender às novas exigências de acessibilidade e segurança, o Cine Teatro Padre José Zanelli, também está passando por reforma. O secretário de Cultura e Turismo explica que as ações são para a adequação da parte de combate a incêndio e situação de pânico, referentes às normas do Corpo de Bombeiros do Paraná e para atender a NBR- 9050, de 2015, que trata das questões e adaptações relativas à acessibilidade.

Com relação à prevenção de incêndio, a principal necessidade é o detector de calor, e não de fumaça, já que às vezes é utilizada fumaça cênica no teatro. Estão sendo feitas também adaptações de hidrante no bloco administrativo da Secretaria de Cultura, adaptações no peitoril da plateia, nos corrimões e outras relacionadas à sinalização e portas de emergência do teatro.

Aulas dos cursos seguem suspensas

Quanto às aulas dos vários cursos oferecidos pela Secretaria de Cultura à população, elas seguem suspensas por tempo indeterminado, seguindo a orientação dos decretos estaduais publicados no final de março, como forma de prevenção ao coronavírus e seguindo as determinações de isolamento social e não aglomeração de pessoas em espaços para evitar o contágio. O secretário Agnaldo Adélio informa que, em razão de todas as demais atividades de aulas presenciais na cidade estarem suspensas, ainda não há previsão para o retorno das aulas dos cursos e que os alunos e pais aguardem os comunicados oficiais da Secretaria.