Rota do Café - Ibiporã

Publicado em: 10/01/2011 10:51

Rota do Café - Ibiporã

Turistas com o prefeito e a vice.

O prefeito, José Maria; a vice-prefeita, Sandra Moya e o diretor presidente da Fundação Cultural de Ibiporã, Júlio Dutra receberam na manhã desta segunda-feira (10) um grupo de 17 turistas de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, que integram o \"Caminho do Vinho\". Os turistas são empreendedores e vieram conhecer os atrativos da Rota do Café em Ibiporã.

Eles tomaram um café colonial na Agro-Boa, na comunidade Boa Esperança e depois foram recebidos pela agente da Rota do Café, Ana Maria Borges de Alcantara, que os acompanhou no Circuito Cultural da cidade que engloba: o Cine Teatro Pe. José Zanelli, as instalações da Fundação Cultural e da Secretaria de Cultura e Turismo, o Museu de Esculturas ao Ar Livre, a Igreja Matriz, a Fundação Henrique de Aragão, na residência do artista plástico Joaquim Henrique de Aragão e o Centro do Artesanato, onde levaram souvenirs de lembrança.

Os integrantes do grupo residem na Colônia Mergulhão e são pequenos proprietários que prepararam suas chácaras para receberem turistas que vão conhecer as adegas, degustar e comprar vinho e tomar um café colonial.

A coordenadora do grupo e guia do roteiro, Rosana Juliato Pissaia, explicou que a maior parte são descendentes de italianos que fizeram da atividade uma nova fonte de renda.  \"É fundamental eles virem ver o que outras regiões estão fazendo como alternativas turísticas para levarem novidades para as suas propriedades, criarem uma nova decoração e também aperfeiçoarem o atendimento. Eles chegam dessas viagens cheios de gás e mais motivados\", disse Rosana Pissaia.

\"Estamos muito felizes de vê-los aqui na nossa cidade. Ibiporã os recebe de braços abertos. É muito boa essa troca de informações entre turistas e produtores rurais de cidades diferentes, pois enriquece a todos na busca de novas alternativas\", disse o prefeito José Maria.

Os turistas passaram a manhã na cidade e saíram impressionados com a qualidade do Turismo Cultural de Ibiporã.

Jaime Kaster e Ana Maria Borges de Alcantara