Será realizada, nos dias 17 e 18 de dezembro, das 10h às 17h, no Cine Teatro Pe. José Zanelli a exposição: Artesanato e Iconografia de Ibiporã. A mostra é o resultado do trabalho das artesãs que participaram das atividades do projeto: \"Ações do Design Sustentável em Microempreendimento Social\", do programa Universidade Sem Fronteiras.
Segundo o Relações Públicas do projeto, Renato Vasconcelos, as artesãs tiveram uma oficina específica sobre Iconografia de Ibiporã. \"A oficina sobre Iconografia local teve como objetivo trabalhar as referências visuais daqui de Ibiporã e aplicá-las aos produtos artesanais, estimulando a criação de um artesanato genuíno da cidade\", afirma.
Para a artesã Terezinha Pereira Serra a mostra é o resultado de um novo olhar sobre a cidade de Ibiporã e seus símbolos. \"Na oficinas analisamos fotos de lugares da cidade, como: a igreja, os arcos da entrada de Ibiporã, a estação ferroviária, o rio Tibagi, a flor do café e vários outros. A partir daí fomos trabalhando com as cores e os símbolos que nos lembram esses locais. Eu, por exemplo, decidi trabalhar com motivos religiosos nos meus produtos e esta dando muito certo! Acho que basta olharmos com atenção pra vermos que temos muita coisa interessante aqui em Ibiporã e mais que isso, coisas que tornam Ibiporã um lugar único! \", enfatiza a artesã.
O Centro do Artesanato de Ibiporã surgiu em 2009, a partir de uma iniciativa do arquiteto e diretor presidente da Fundação Cultural de Ibiporã, Julio Dutra e da Secretária de Cultura e Turismo, Sandra Moya.
Segundo Dutra, a idéia de criar o Centro surgiu porque já havia no município muitas pessoas que trabalhavam com artesanato de forma isolada. \"Pelo fato do município já ter tradição na produção de artesanato de qualidade, a loja coroou então o trabalho com um espaço amplo e dedicado a expor e vender o artesanato de Ibiporã. As artesãs vêm sendo orientadas desde então por profissionais da área do artesanato e têm participado de reuniões de avaliação e motivação\", ressalta Dutra.
O trabalho do Centro do Artesanato de Ibiporã é todo desenvolvido pela Fundação Cultural e recebeu apoio da SETI, por meio da ex secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ligia Pupatto.
A exposição Artesanato e Iconografia de Ibiporã é uma realização da Secretaria de Cultura e Turismo e da Fundação Cultural de Ibiporã, com o apoio do programa Universidade Sem Fronteiras.
Mais informações no Centro do Artesanato de Ibiporã pelo fone 3178-0215.
Ana Maria Borges de Alcantara Mtb 8038