Inaugurada a Biblioteca Cidadã

Publicado em: 11/11/2010 10:09

biporã ganhou nesta segunda-feira, dia 08 de novembro, a Biblioteca Cidadã. Localizada na Rua Iguaçu, número 90, no jardim Vale Verde, a nova biblioteca possui acervo inicial de dois mil livros, telecentro com cinco computadores com acesso à internet, salão infantil, salão de leitura e salão comunitário. O novo espaço atenderá à grande população que reside nos bairros próximos à linha férrea.

O projeto da Biblioteca Cidadã foi criado em 2004, pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e é hoje o maior projeto de construção de bibliotecas públicas do país. O objetivo é oferecer às localidades que mais necessitam um equipamento que promova a democratização do conhecimento, seja por meio dos livros ou da inclusão digital.

De acordo com a costureira Márcia Adriana de Souza Santos, moradora do jardim Semprebom, ter uma biblioteca perto de casa faz com que os pais possam acompanhar, de perto, os estudos dos filhos. \"Eu vim para ver como é esta Biblioteca Cidadã, pois tenho três filhas que estudam e elas têm que ficar indo para o centro para fazer os trabalhos e todo mês acabo gastando com cyber, pois tem coisas que elas precisam pesquisar na internet e agora, com esse telecentro e os livros, elas vão fazer os deveres de casa aqui por perto mesmo, com livros novos, internet, sem ter que ficar indo lá no centro, o que me deixa bem mais tranquila\", afirma.

A Secretária de Cultura e Turismo e vice prefeita, Sandra Moya, destacou, na cerimônia de inauguração, que será criada uma agenda de atividades diferenciadas para a região e ressaltou que é dever de toda a comunidade cuidar da biblioteca. \"O poder público faz sua parte para o desenvolvimento da cidade na construção das obras e a comunidade, além de utilizar, tem também o compromisso de cuidar deste patrimônio muito rico, não só pelo seu espaço físico, mas pelo acervo de obras literárias que contemplam esta biblioteca\".

A vice prefeita destacou ainda que a obra não é do prefeito, nem da vice e sim de toda a população e que é dever de todo cidadão cuidar e preservar o que é de todos.

Estiveram presentes à cerimônia de inauguração da Biblioteca Cidadã: a secretária de Estado da Cultura do Paraná, Vera Maria Haj Mussi, o diretor regional da Secretaria de Obras Públicas, Walmir Matos, o prefeito José Maria Ferreira, juntamente com a primeira dama e presidente da APMIF, Eliana Eik Ferreira, a vice prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Sandra Moya, vereadores, secretários, o artista plástico Paulo Barbosa, convidados e a comunidade local.

Ana Maria Borges de Alcantara Mtb 8038