O Museu Histórico e de Artes de Ibiporã Espaço de Memória, recebeu do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) uma verba de R$101 mil que já esta sendo utilizada para a modernização do Museu. São equipamentos de gerenciamento de ambiente como: ar condicionado, desumidificador de ar, sistema de incêndio, arquivos deslizantes, computadores e equipamentos de segurança, que vieram ao município por meio da parceria entre a Fundação Cultural de Ibiporã e o IPHAN.
Segundo o diretor presidente da Fundação Cultural de Ibiporã, Júlio Dutra, com a melhora na infraestrutura e nas instalações do Museu, muito mais pessoas poderão ter acesso à memória de Ibiporã. \"Com esta modernização, estamos investindo em melhorias do espaço físico onde estão abrigados os objetos e documentos que contam a nossa história. São mais de 20.000 fotos e centenas de peças do acervo, que agora estarão recebendo condições adequadas para serem arquivadas, com isso poderemos manter exposições permanentes\", complementa o diretor.
O Espaço de Memória pretende, após esta modernização, fazer uma agenda e uma programação em relação ao resgate da história de Ibiporã, com: eventos, exposições e também intensificar o projeto Álbuns Urbanos e o Projeto Contos e Causos.
De acordo com a Secretária de Cultura e Turismo e vice-prefeita, Sandra Moya, com a reforma e os equipamentos adequados o Museu de Ibiporã poderá efetuar seu papel social que é de ser um espaço de democratização do conhecimento e de ampliação do acesso à informação. \"Este importante recurso que conseguimos, através do apoio do Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para que conseguíssemos essa verba junto ao IPHAN esta trazendo melhorias a toda infraestrutura do Museu, principalmente na organização do acervo. Isto permitirá ampliar e dinamizar o acesso deste espaço cultural para o atendimento ao público, dando condições de continuidade de programas e projetos de interesse para a preservação da memória de nosso município. Lembrando que a cultura de cada cidade é um bem que compõe uma nação\", afirma.
Com os novos equipamentos será possível digitalizar o acervo, ampliar a promoção de eventos, além de garantir a segurança do \"Espaço de Memória\".
Ana Maria Borges de Alcantara Mtb 8038