46ª Festa Junina de Ibiporã começa neste sábado (01/06)

Publicado em: 29/05/2024 17:35 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Com uma atmosfera de alegria, diversão e muita cultura, começa no próximo sábado (01) a 46ª Festa Junina Municipal de Ibiporã. Intitulado “Fogueira e Viola”, o tradicional evento, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SCMT), deve receber, até o dia 9 de junho, na Praça Pio XII, visitantes de todo o estado e de fora dele em um ambiente festivo e acolhedor.

Além dos tradicionais e esperados shows com artistas nacionais e regionais no palco principal, que se inicia a partir das 20h30, a festa contará com uma ampla praça de alimentação, composta por 13 entidades sociais e religiosas locais que oferecerão comidas e bebidas típicas, além de foodtrucks que estarão abertos de segunda a sábado, a partir das 19h, e aos domingos o dia todo. Ainda na gastronomia, o destaque é para os almoços de domingo, que a partir das 12h, proporcionarão uma experiência completa para toda a família.

O cronograma da festa inclui ainda apresentações de quadrilha dos alunos das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), e de Bumba Meu Boi, ciranda e roda de coco, projetos de agentes culturais ibiporaenses viabilizados com recursos da Lei Paulo Gustavo. Além disso, muita animação com o mascote oficial da festa - que será apresentado no primeiro dia do evento - e trará ainda mais interatividade e animação ao evento, tudo isso em meio a uma decoração temática que transmite o verdadeiro espírito junino.

“Cultura na Festa”

A "Cultura na Festa" também será uma novidade da edição deste ano. Na programação, protagonizada por professores e alunos que frequentam os cursos livres gratuitos ofertados pela SMCT, atividades recreativas, ensaios, apresentações do ballet infantil, teatro e coral adulto, além de exposições de trabalhos dos aprendizes de cerâmica e artes.

Mariana e Mateus e Léo e Raphael no primeiro final de semana

A abertura oficial da 46ª Festa Junina Municipal acontece neste sábado (01/06), às 20 horas. A principal atração da noite é a dupla londrinense Mariana e Mateus. Nomes conhecidos no cenário sertanejo nacional, os irmãos prometem animar os visitantes ao som de seus principais sucessos, como “Vida de Solteiro”, “Pedacinho” e “Desculpinha Vagabunda”.

Já no domingo (02), a programação para a toda a família começa mais cedo, a partir do meio dia, com opções gastronômicas ofertadas pelas barracas, ao som de DJ Marcelo. Em seguida, uma apresentação de “Bumba meu Boi”, com a participação de alunos da Escola Municipal Profª Aldivina Moreira de Paula (projeto viabilizado pela Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura), e quadrilhas dos alunos dos CMEIs e escolas.

Encerrando a programação, quem sobe ao palco principal é a dupla Léo e Raphael, expoentes do “agronejo”. Os “meninos da pecuária” prometem colocar os visitantes para cantar e dançar ao som de “As menina da pecuária”, “Moça do Cabelão Preto”, “Os Menino da Pecuária” e ”Yellowstone”.

Segundo a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, “a Festa Junina de Ibiporã é uma tradição de 46 anos que reúne a família ibiporaense e recebe milhares de visitantes de cidades vizinhas, e em muitos casos, até de outros estados. Nossa festa fortalece os laços, preserva as tradições de uma das maiores festas populares brasileiras, celebra a cultura, além de ter um caráter social, com a renda obtida pelas entidades com a comercialização das comidas e bebidas sendo destinada aos projetos sociais. Reunimos todos os esforços para que tenhamos um evento organizado, bonito e seguro, proporcionando momentos especiais a todos os participantes”, ressalta a secretária.

Confira a programação completa:

ATRAÇÃO

Cerimônia de Abertura

Família Buscapé (concurso de trajes típicos)

Apresentação APMIF – Quadrilha Maluca

CEM Ivanildes Gonçalves Nalin

CMEI Bárbara Machado de Oliveira

Apresentação Ballet Infantil

Teatro “A menina mal criada”

Show “Théo & Thiago”

6ª Feira

CMEI Precioso Tesouro

Escola Castelo Branco

CMEI Maria do Carmo Galvão Uille

CMEI Mãezinha do Céu

Show “Bárbara Ferrari”

Inicio de Atividades

Bumba meu Boi e Ciranda

Show “Fagner & Diego”

Família Buscapé

Show “Maldonado”

Inicio de Atividades

Almoço

Show “Orquestra de Viola”

Teatro “A menina mal criada”

Bingo

Encerramento

- Premiação das Barracas;

-Família Buscapé.

Show “UsAgroboy”

A 46ª Festa Junina Municipal de Ibiporã é uma realização da Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com o apoio e colaboração das várias Secretarias Municipais, Departamento Municipal de Trânsito, Núcleo de Comunicação Social, entidades e órgãos oficiais (Polícia Civil/Polícia Militar/Corpo de Bombeiros).