Semana de Museus: Concerto didático para alunos da rede municipal no Museu do Café

Publicado em: 19/05/2023 13:14 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/ jornalista SMCT/ PMI

Mais de 160 alunos assistiram às apresentações e se maravilharam com os instrumentos

Foi um espetáculo o Concerto Didático para alunos da rede municipal neste dia 17, pela 21ª Semana Nacional de Museus

A quarta-feira (17 de maio) foi um dia especialmente musical no Museu do Café. Dentro da programação da 21ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), os professores de Música do Centro de Formação em Arte e Cultura (CEFAC) da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), fizeram um aulão de música instrumental para cerca de 160 alunos de 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Rotary Club, Maria Inês Rodrigues de Mello, Professora Helena Kakitani e Sebastião Luiz de Oliveira.

Durante o concerto didático, os professores explicaram a origem e funcionamento dos instrumentos musicais cujas aulas são ofertadas gratuitamente na sede da SMCT e também no Museu do Café (nas casas históricas da antiga Estação Ferroviária). Também houve apresentação da banda de metais, formada pelos professores do CEFAC.

NOVO PROJETO DE MÚSICA - O projeto “Música e Desenvolvimento” do CEFAC, iniciado este ano, conta com os seguintes cursos gratuitos: violino, violoncelo, viola, acordeon, clarinete, flauta doce, saxofone, bombardino, tuba, trombone e trompete, além do curso de canto livre, todos ministrados no complexo do Museu do Café e em algumas e pólos da cidade. Com aulas teóricas, práticas e práticas de grupo, o objetivo é formar músicos para a criação de uma banda municipal e um grupo de música de câmara. A coordenação é do professor Jonas Aguiar.

A Semana Nacional de Museus acontece de 15 e 21 de maio e participam museus, instituições de memória e centros culturais de todo o País. O objetivo é mobilizar os museus e despertar a atenção das populações para a importância dessas instituições, que guardam a memória e a identidade de um povo.

Coordenação da programação local: Jaime Kaster/ SMCT

Realização: Prefeitura de Ibiporã/ Secretaria de Cultura e Turismo/ CEFAC/ Museu do Café e Museu Histórico e de Artes/ em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ibiporã