Funcionários do Banco do Brasil reúnem-se para ler carta depositada na “cápsula do futuro” de 1997

 

Publicado em: 16/03/2023 16:21 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Whatsapp

 

Funcionários do Banco do Brasil reúnem-se para ler carta depositada na “cápsula do futuro” de 1997

Gerente da agência lê carta para os antigos e atuais funcionários/Caroline Vicentini/SMCT/PMI

“Ibiporã (PR), 07 de novembro de 1997

Sr. Gerente e Funcionários,

Aqui quem lhes envia esta mensagem são os funcionários da Agência no dia em que Ibiporã completa o seu CINQUENTENÁRIO. O BANCO DO BRASIL S.A estará completando no dia 12 de novembro de 1997, quinze anos de presença nesta praça.

Hoje nosso quadro é de dezessete funcionários, com tempo médio de Banco acima dos dez anos, apenas dois solteiros e na maioria residentes em Ibiporã.

Esta mensagem tem o objetivo de deixar um pouco da história do BANCO DO BRASIL dentro da comunidade Ibiporaense e dizer como estava o banco no ano de 1997.”

Assim começa a carta redigida pela equipe de funcionários da agência do Banco do Brasil de Ibiporã destinada para os atuais colaboradores, e depositada na “Cápsula do Futuro” no dia 8 de novembro de 1997. Localizada ao lado do Monumento do Cinquentenário, na entrada da cidade, às margens da BR 369, a cápsula, aberta no dia 8 de novembro de 2022, durante o aniversário de 75 anos de emancipação política de Ibiporã, continha fotografias, lembranças e cerca de 10 mil cartas escritas em 1997 por ibiporaenses para serem lidas pelos respectivos destinatários e compartilhadas 25 anos depois, ou seja, em 2022.

Retirada há poucos dias pelos atuais funcionários na Biblioteca Pública Municipal, a carta foi lida pela atual gerente da agência, Rita de Cássia de Oliveira Gomes, na tarde desta quarta-feira (15), durante um café da tarde que reuniu alguns dos antigos e atuais colaboradores do banco.

O evento foi registrado pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, que, a convite da gerência, se fez presente por meio da vice-prefeita, Mari de Sá, e da secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo. Segundo Rita, a iniciativa de promover o encontro atende ao pedido dos funcionários de 97 para que, assim que a carta fosse lida, os colegas os contactassem para responder a duas perguntas feitas na missiva – “como estará o Banco do Brasil em novembro de 2022?” e “Onde estaremos no ano de 2022?”

Responsável por redigir a carta há 25 anos, o gerente da agência à época, Zenon Piazentin Rolim, que trabalhou no BB por 28 anos, comentou que a iniciativa de escrever uma carta para a posteridade atendeu a um pedido do então presidente da Câmara de Vereadores, Rubisney Inácio Pinto. O projeto foi idealizado e coordenado pelo Legislativo Municipal, que contou com o apoio da Prefeitura e da iniciativa privada, responsável por bancar a construção da cápsula e o Monumento do Cinquentenário de Ibiporã, um painel em concreto concebido pelo artista plástico Henrique de Aragão (1931-2015). “Além da carta, fizemos um portifólio com moedas e cédulas de um centavo a 50 reais, moeda esta que havia sido adotada três anos antes, em 1994. Após anos de inflação galopante, planos econômicos fracassados e sucessivas trocas monetárias não acreditávamos que o Real se sustentaria”, relembrou Rolim.

Durante o encontro, os ex-funcionários, emocionados, agradeceram a disposição da atual equipe em atender à solicitação feita na carta. Além da gerente da agência de Ibiporã, o superintendente regional, Matheus Bertasso Mazieiro, também falou em nome da instituição. “Na carta vocês apontaram as muitas mudanças na rotina de trabalho por conta do processo de informatização. De 25 anos para cá, isso só evoluiu. Contudo, o que faz a força de uma instituição bancária é os seus funcionários. Foram eles os responsáveis por esta longa e exitosa trajetória de 215 anos do Banco do Brasil e, certamente, levarão a instituição para mais 25, 50, 100 anos de existência”, ressaltou Mazieiro.

Rita de Cássia informou à antiga equipe que os colaboradores atuais também redigiram uma carta para a nova “Cápsula do Futuro”, lacrada no dia 17 de dezembro de 2022, também enterrada ao lado do Monumento ao Cinquentenário, e que será reaberta somente daqui a 25 anos, no centenário de Ibiporã, em 8 de novembro de 2047. A agência recebeu uma das 85 urnas que foram espalhadas pela cidade para receber as milhares de mensagens depositadas pela população. “A carta é destinada aos futuros colaboradores, e conta como está a agência, da situação política e econômica do país, do difícil momento da pandemia de covid 19 pela qual a humanidade passou”, relatou a gerente.

A secretária de Cultura e Turismo agradeceu a equipe do banco por convidar a administração municipal a prestigiar um momento tão importante e simbólico. “Sou muito grata ao atual governo municipal por ter encampado o projeto da ‘Cápsula do Futuro”. Os relatos, impressões deixados por milhares de pessoas em 2022 serão rico material a ser lido em 2047, pois até lá Ibiporã terá passado por muitas transformações. Quem sabe muitos que estão aqui hoje estarão contando estes próximos 25 anos de história para as gerações futuras”, enfatizou Lourdes.

A secretária acrescentou que a SMCT está de portas abertas para receber os colaboradores do Banco do Brasil nos eventos e cursos gratuitos ofertados pela secretaria. A gerência do banco também colocou o espaço da agência à disposição para a realização de exposições e eventos culturais.

Em sua fala, a vice-prefeita parabenizou a equipe de 97 por ter redigido a carta e a atual por organizar a confraternização. “O intuito da “cápsula” é reunir as pessoas, compartilhar memórias e afetos. O Banco do Brasil, que está completando 40 anos em Ibiporã, tem muita importância no desenvolvimento de nossa cidade. Quero agradecer a todos que trabalharam e trabalham na instituição. E até daqui a 25 anos”, finalizou Mari.

 

RETIRADA DAS CARTAS NA BIBLIOTECA

A coordenação da Biblioteca Pública Municipal informa que ainda há centenas de cartas redigidas em 1997 que não foram retiradas. A lista com os nomes dos destinatários está no documento anexo. Lembrando que a relação oficial traz somente o nome dos destinatários, que em muitos casos aparecem apenas como “meu pai”, “minha mãe”, “meus filhos”, mas na Biblioteca há a lista completa, com os nomes também de quem escreveu a carta (remetente), para facilitar a localização pelos cidadãos.

Para retirar a carta, é preciso trazer documento pessoal com foto do destinatário.

Endereço: Rua Primeiro de Maio, 200, ao lado da Secretaria de Cultura e Turismo

Horário para retirada: segunda a sexta, das 8 às 16h30

Mais informações: 31780202.

***As cartas ficarão disponíveis para retirada por prazo indeterminado.