Marcos Coga, técnico da SEEC, visita Ibiporã para acompanhar trabalhos da Cultura

Publicado em: 23/02/2023 16:26 | Fonte/Agência: Jaime Kaster, jornalista SMCT/ PMI

Na foto, Marcos Coga (d) com a secretária Lourdes (c) e o diretor Marcos Romani

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, recebeu na semana passada o representante da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), Marcos Coga, que está passando pelos municípios para visitas técnicas de avaliação do trabalho que foi iniciado ano passado pelos Agentes Regionais de Cultura (ARCs), que estão auxiliando os gestores na implantação dos Sistemas Municipais de Cultura (SMC). Em Ibiporã o agente regional designado pela SEEC é Júlio Erthal, que está em contato direto com a Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT) - na Galeria abaixo, fotos dele em reunião com os coordenadores da SMCT.

EXIGÊNCIA - Ter um Sistema Municipal de Cultura organizado será agora uma necessidade dos municípios que quiserem se credenciar para obter recursos federais e estaduais. É o caso das leis federais Paulo Gustavo (Lei 195 /2022) e Aldir Blanc 2 que estão para ser regulamentadas e destinarão recursos a artistas e entidades.

EM IBIPORÃ - A SMCT fará no próximo dia 28/2, às 19h, a sua primeria reunião de Escuta Pública da Cultura para apresentar aos agentes culturais o que preveem as duas leis e iniciar também processo de formação do Sistema Municipal / SMC (Leia a matéria completa aqui: https://cultura.ibipora.pr.gov.br/noticiasView/?id=2067)

AUDIÊNCIAS - Para orientar a classe e os gestores municipais, a SEEC realizou no ano passado 22 audiências públicas virtuais que tiveram um total de 827 inscritos – foi o Ciclo de Diálogo com os Municípios. A iniciativa é um dos braços da Unidade de Atendimento aos Municípios (UAM), instituída oficialmente em 2021.

por : JAIME KASTER/ SMCT/ PMI