2º Desfile de Natal de Paz e Luz de Ibiporã acontece nesta sexta (16)

Publicado em: 16/12/2022 10:20 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

2º Desfile de Natal de Paz e Luz de Ibiporã acontece nesta sexta (16)

Desfile terá muitas luzes, cores e magia, com destaque para os principais símbolos do Natal. Arquivo/SMCT/PMI e Divulgação

Um dos pontos altos da programação do “Natal de Paz e Luz de Ibiporã” 2002, promovido pela Prefeitura Municipal, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT), outras secretarias municipais, e Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), ocorre nesta sexta-feira (16), a partir das 20 horas. É o Desfile de Natal de Paz e Luz de Ibiporã, que percorrerá parte da Avenida Paraná/Santos Dumont, na área central, e promete novamente encantar as famílias e as crianças numa noite de muitas luzes, cores e magia, com destaque para os principais símbolos do Natal.

O cortejo, que sairá da rotatória próxima ao Banco do Brasil e finalizará na Caixa Econômica Federal, contará com a participação de servidores municipais das Secretarias de Assistência Social, Cultura e Turismo, Esportes, Educação, atletas, funcionários, voluntários e alunos da Escola de Formação e Cidadania (Esforci), da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), pais e estudantes da Rede Municipal de Ensino, alunos dos cursos livres ofertados gratuitamente pela SMCT, e o grupo do Centro de Convivência dos Idosos (CCI).

O espetáculo contará a história do nascimento de Jesus, o Presépio Vivo, a Fábrica do Natal, representando o trabalho da APMIF na confecção da decoração natalina que enfeita a cidade; a magia dos presentes e o sonho do Velho Noel. Além de performances dos alunos dos cursos de Ballet e Teatro, com figurinos dos espetáculos apresentados neste final de ano – “A Bela e a Fera” e “O Mágico de Oz”, respectivamente. “No ano passado esse desfile foi um sucesso. Então decidimos unir esforços e dar continuidade a algo tão especial na cidade, que em 2022 está completando 75 anos. Nossa população merece, e claro, tem muita gente envolvida para garantir que este evento seja lindo e fique registrado na memória dos cidadãos”, ressalta a coordenadora do “Natal de Paz e Luz” e presidente de honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira.

Orquestra Sinfônica “Arte & Vida”

Uma das novidades do desfile natalino deste ano é a participação da Orquestra Sinfônica “Arte e Vida”, de Arapongas. Sob a regência do maestro Claudemir Trevisan, a orquestra virá com cerca de 35 integrantes, entre músicos voluntários, e alunos das oficinas de sopro, percussão e cordas do Centro de Convivência Arte & Vida de Arapongas.

No repertório, clássicos da MPB como “Anunciação”, “Disparada”, “Garota de Ipanema”, “Xodó”, e canções natalinas com arranjos e adaptações da própria orquestra. A Orquestra Arte & Vida foi fundada em 2014 e tem o objetivo de formação, difusão musical e a formação de plateia, com manutenção dessas ações através de recursos oriundos da Lei Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, integrando músicos e alunos do ciclo avançado das oficinas de sopro e cordas do Centro de Convivência Arte & Vida de Arapongas (PR). O Centro foi fundado em 2005 e atende hoje, mais de 400 crianças, adolescentes, jovens e adultos em diversas oficinas.

A secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, enfatiza que o “Natal de Paz e Luz” 2022 possui um significado ainda mais especial devido à celebração de 75 anos de emancipação política de Ibiporã. “Está sendo um evento histórico, com várias novidades, como a Vila de Natal, Hora dos Contos de Natal, Casinha do Papai Noel, variada programação cultural, tudo preparado com muito amor e carinho, e com atrações que contemplam a família toda. A proposta é resgatar o espírito natalino, valorizar as nossas origens, raízes, para que possamos deixar um legado às futuras gerações”, valoriza a secretária.

“Natal de Paz e Luz” encerra-se no domingo(18), com show de Negritude Junior

Desde o dia 4 dezembro, a Praça Pio XII tem sido palco de uma diversificada agenda, gratuita e diária, de apresentações artísticas e culturais, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Já se apresentaram nomes como João Marcio e Fabiano, New Sound Banda Show, Coral Entre Nós, Banda do 4º Colégio da PM (CPM), de Maringá, e Grupo Teatral Arte Encenada, também de Maringá.

Para encerrar o evento neste final de semana estão programados os seguintes shows:

- SEXTA (16), ÀS 21H30 – JOÃO MARQUES E CARLA (sertanejo);

- SÁBADO (17), ÀS 20H30 – MARIANA E MATHEUS (sertanejo);

-DOMINGO (18), ÀS 21h30 –NEGRITUDE JUNIOR (pagode). O show começará logo após a cerimônia de encerramento do “Natal de Paz e Luz”, agendada para as 20h

Com 36 anos de carreira, a banda surgiu em 1986, em meio às rodas de samba da Cohab, bairro popular de Carapicuíba, cidade da região metropolitana de São Paulo. Com o passar dos anos, se tornou um dos grupos de pagode melódico mais conhecido do país, com presença frequente em programas de TV e grandes festivais.

Atualmente, a formação do Negritude Junior tem Ari (vocal e percussão), Claudinho (vocal e percussão), Feijão (vocal e percussão) e Nenê (vocal, contrabaixo, violão, banjo e cavaquinho). A banda segue lançando novos álbuns e coletâneas, com destaque para o DVD ao vivo “Negritude Junior 30 anos de Sucessos em São Paulo”, de 2016, e o álbum “Irmandade”, de 2019.

Desfile de Natal de Paz e Luz de Ibiporã

Quando: 16/12 (sexta-feira)

Horário: 20h

Local: Avenida Paraná/Santos Dumont. Sairá da rotatória próxima ao Banco do Brasil e finalizará na Caixa Econômica Federal