Café com Pioneiros na Estação, com música ao vivo, foi uma grande festa!

Publicado em: 02/12/2022 12:22 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / Área de Museus/ SMCT/ PMI

Músicos e pioneiros tocaram modas para lembrar dos velhos tempos...

Foi uma grande festa o Café com Pioneiros na Estação, na tarde da última terça-feira (29/11), no Museu do Café (antiga na Estação Ferroviária), que homenageou todas as famílias de Ibiporã que muito lutaram para o desenvolvimento da cidade. Foi um momento de grande descontração, com música ao vivo, moda de viola, acordeon e que agradou muito os que lá estiveram no encerramento das atividades de memória do mês de aniversário dos 75 anos de Ibiporã.

HOMENAGENS A DUAS FAMÍLIAS

Houve também entrega de homenagem à família do médico Mauro Filgueiras Mendes, filho do jornalista pioneiro Floriano Mendes (dono do 1º jornal de Ibiporã, "A Voz do Norte", fundado em 1952). O Dr. Mauro esteve representado no ato por seu filho, Daniel Feu Filgueiras Mendes, de Cornélio Procópio. Ele foi presenteado com um conjunto de livros sobre projetos de memória de Ibiporã, produzidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e do Museu Históricoe de Artes (MHAI).

Também foi homenageada a família da 1ª professora nomeada de Ibiporã, Bárbara Machado de Oliveira, que deu aulas em sua casa a partir de 1936, ano em que iniciou o povoamento urbano de Ibiporã. A pioneira esteve representada no evento por seu neto, Júlio de Oliveira Garcia, filho da professora Nelly Oliveira, que escreveu um livro sobre Bárbara: "Fiapos de Lembrança".

O jornalista Jaime Kaster, coordenador dos museus, informou que um lote deste livro foi doado em 2021 ao Museu Histórico pela professora da UEL, Sandra Garcia, filha da autora Nelly. "Aproveitamos então este dia propício na Estação para entregar a todos os pioneiros presentes um exemplar dessa rica obra sobre a história de Ibiporã, sob a ótica da primeira professora, a saudosa Bárbara Machado, que era conhecida como Dona Balbina", explicou.

CAFÉ PARA LEMBRAR DOS VELHOS TEMPOS

Essa tarde musical com um café rural foi promovida pela administração municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT), pelas áreas de Museus e de Música, com a colaboração de toda a equipe da Secretaria, em parceria com a Secretaria da Assistência Social.

O evento havia sido proposto pelo prefeito José Maria para acolher de forma especial os pioneiros e o grupo do CCI (Centro de Convivência da Terceira Idade de Ibiporã) na Estação Ferroviária, por ser ela um lugar de memória e que guarda a memória de muitas famílias que ali desembarcaram com seus sonhos e seus projetos a partir de 1936, quando ela foi inaugurada.

As secretárias Lourdes Narcizo (de Cultura e Turismo) e Ester de Moura (da Assistência) se uniram então para promover um delicioso café da tarde com pão caseiro, bolo e doces para os pioneiros lembrarem dos velhos tempos.

MÚSICA DE ÉPOCA E MODA DE VIOLA

E foi acompanhado de música de primeiríssima qualidade, com os professores dos cursos da Secretaria de Cultura e Turismo (Domingos, Néia, Alex, Alexandre e Luiz), o Coral do CCI (sob coordenação do professor Jonas) e a linda participação do Sr. Mário Cortez e do presidente da Câmara Municipal, Pedro Chimentão, animando a tarde toda com acordeon, acompanhados do músico Luiz do Samae (percussão) e do pioneiro Jairo Machado cantando serestas e modas de viola.

O evento foi prestigiado por cerca de 100 pioneiros ou familiares e teve as presenças do prefeito José Maria, da primeira-dama Eliana, dos vereadores Pedro Chimentão, Rafael Eik, Gilson Mensato e Diego da Furgão; e de outros quatro secretários municipais: Kêmil El Kadri (Finanças), Hélio Silva (Agricultura), Adaueber Rodrigues (Trabalho) e Antônio Prata Neto (Educação).

Agradecemos de coração a toda a equipe da Cultura e da Assistência Social envolvidas na preparação dessa tarde musical e até a próxima!!!

por: Jaime Kaster/ coordenador de Museus - SMCT/ PMI

fotos: Letícia Néris, Carol Vicentini, Ailton Jesus/ SMCT, Leonardo Pelisson/ Núcleo de Comunicação Social/ PMI

VEJA todas as fotos em nossa página no Faceboook: Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã

Publicado por Jaime Kasterhttps://www.facebook.com/images/assets_DO_NOT_HARDCODE/facebook_icons/question-circle_filled_24_fds-secondary-icon.png · 39 min ·