Contos e Causos - História Viva de Ibiporã - 6º filme da série em nosso canal no Youtube

Publicado em: 05/10/2022 13:12 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/SMCT/PMI

Assista no canal do YouTube da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo o 6º filme da série de oito documentários do projeto municipal “Contos e Causos – História Viva de Ibiporã”, exibidos entre 2011 e 2016, no Cine Teatro Padre Zanelli, e que agora – no ano do Jubileu de Diamante do Município (75 Anos) – estamos lançando no Youtube para ficarem disponíveis ao público nas plataformas digitais.

Este filme traz uma gravação especial (imagens de Ibiporã em 1959, captadas pelo cineasta Renato Melito e cedidas pela família Canuto). Homenageia 17 pioneiros, entre eles uma centenária (já falecida), a Sra. Amara Cândida de Jesus Silva, entrevistada quando estava com 97 anos em sua casa, na Rua Saldanha Marinho, quando falou da história de luta da sua família, que veio da Bahia e trabalhou em fazendas de café na região.

Assista aqui -  https://youtu.be/OjAl06fMjmI.

Os pioneiros com depoimentos neste volume 6 são:

1 - Amara Cândida de Jesus Silva

2 - Anna de Assis Camatari

3 - Antônio Ladir Feltrin

4 - Antonio Nadir Bigati

5 - Cicero Carlos da Silva

6 - Cinira Ferro Calijuri, 67 anos

7 - Dione Terezinha Bruschi de Menezes

8 - Edinete Maria Figueira

9 - Gervásio Fernandes

10 – Filme: “Ibiporã em 1959”

11 - Jaime Sípoli

12 - João Aniceto da Silva

13 - Luzia Patuzzo Colognezi

14 - Maria Terezinha Ranieri Sípoli

15 - Nair Belloni Fernandes

16 - Paulo Toledo Piza

17 - Pedro de Souza Filho (Tibagi)

18 - Raul Santos de Sá

Sobre o projeto

Os DVD-books do projeto “Contos e Causos” foram lançados entre 2011 e 2016 pela administração municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Museu Histórico e de Artes (MHAI). Agora postados no Youtube são um presente às famílias e um mergulho na história, com muitos contos e causos que ficaram gravados na memória... Serão oito episódios até novembro.

Este projeto de memória de Ibiporã foi conduzido entre 2011 e 2016 pelo então secretário de Cultura e Turismo, Júlio Dutra, com o objetivo de registrar em vídeo as histórias de nossos arquivos vivos e exibi-las posteriormente em sessões de cinema.

A equipe do MHAI captou mais de 160 entrevistas em vídeo com vários homens e mulheres que ajudaram a construir a nossa história e todo esse material está aquivado no Acervo do MHAI.

Ficha técnica: Contos e Causos - História Viva de Ibiporã - Vol. 6

direção e roteiro: Jaime Kaster

finalização: Mariana Oliveira Claus

idealizador do projeto Contos e Causos: Júlio César Dutra

coordenação técnica e científica: Sandra Moya Morais de Lacerda

produção: Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI)

imagens: Mariana Oliveira Claus e Arquivo do MHAI

edição de conteúdo: Jaime Kaster

entrevistas: Ana Maria Alcântara, Jaime Kaster e Caroline Cripa Vicentini (MHAI)

fotos: Acervo do MHAI, do MHL (Londrina), arquivos de família e imagens web

colaboração: Katia Helen Alves e Maria Aparecida Ribeiro

agradecimentos: IPHAN, SETI-PR, Prefeitura Municipal de Ibiporã, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Fundação Cultural de Ibiporã, Equipe do MHAI

pioneiros: listados acima

- O projeto Contos e Causos é parte do Projeto de Recuperação da Memória do Município de Ibiporã, desenvolvido pelo Governo Municipal, com recursos da SETI (Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Julio César Dutra - Secretário Municipal de Cultura e Turismo

Sandra Moya Morais de Lacerda - Vice-prefeita de Ibiporã