Concerto para as Missões nesta quinta (22) com o Quinteto Metais do Paraná, no Cine Teatro

Publicado em: 20/09/2022 12:37 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/ SMCT / PMI

Músicos sobem ao palco do Cine Teatro Padre José Zanelli para um show instrumental em prol da missão do PIME na África. Prestigie e traga sua família!

O Cine Teatro Padre José Zanelli, de Ibiporã, recebe no próximo dia 22/9, às 20h, mais um espetáculo de grandeza e em prol de uma causa nobre: ajudar as missões dos padres do PIME (Pontifício Instituto das Missões Exteriores) na Diocese de Bafatá, na Guiné-Bissau (África). É a Diocese que teve como bispo Dom Pedro Zilli, de Ibiporã, que faleceu em março de 2021, em decorrência da Covid.

O show é o “Concerto para as Missões”, com o Quinteto Metais do Paraná (formado por músicos de diferentes cidades do Estado), que executarão um repertório instrumental. A realização é do PIME, com o apoio da Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O convite partiu do músico da Orquestra Sinfônica da UEL, Marcos Pelisson, amigo de integrantes do quinteto e também dos padres do PIME, particularmente do padre João Giomo, que está coordenando o evento e destinará a arrecadação do show para o custeio dos trabalhos missionários na Guiné Bissau. Padre João trabalhou como vigário e pároco na Matriz de Ibiporã entre os anos de 1966 e 1990.

REPERTÓRIO DO SHOW

O Quinteto Metais do Paraná vai tocar um repertório marcado pela variedade de obras e estilos. Entre as músicas que serão executadas estão “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso; “Garota de Ipanema e Wave”, de Tom Jobim; “Trilogia Matuta”, de Dimas Sedícias; a Suíte “West Side Story”, de Leonard Bernstein. Além de obras clássicas de Mozart e Giovanni Gabrieli.

O grupo é formado por Cícero Cordão (trompete), Arthur Fernandes (trompete), Marcelo das Virgens (trompa), Gilberto de Queiroz (trombone) e Guilherme Efrom (trombone baixo – tuba). O quinteto foi criado em 1993 e realiza apresentações com objetivos variados, como concertos didáticos, festivais e concertos de gala em teatros de várias cidades do Paraná.

Venha prestigiar esse espetáculo e traga sua família!

SERVIÇO:

‘Concerto para as Missões’ com o Quinteto Metais do Paraná

Dia: 22/09/2022 (quinta)

Local: Cine Teatro Padre José Zanelli

Av. Dom Pedro II, 368 – Ibiporã/ PR

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)

À venda no PIME (Rua Luís Carlos Zani, 2147 - fone: 3158-6659 - Ibiporã), na JS Móveis (Av. Mário de Menezes, 1945 - fone 3258-5883 - Ibiporã), com os amigos do PIME (Versi, Goretti, Sandra, Alzira e Beto), ou na bilheteria do Cine Teatro no dia do evento (22/9).

Veja fotos do grupo em: https://cultura.ibipora.pr.gov.br/noticiasView/?id=1968

DOM PEDRO ZILLI e A MISSÃO NA GUINÉ

Missionário na Guiné-Bissau desde 1985, quando foi ordenado sacerdote, em Ibiporã, e enviado à África, Dom Pedro Zilli sempre buscou aproximar o Município e o Paraná desta missão que desenvolvia na Guiné. Após trabalhar 16 anos como padre, em 2001 foi nomeado como 1º bispo da Diocese de Bafatá, onde viveu até sua morte, de Covid, no dia 31 de março de 2021.

Durante todos esses anos, Dom Pedro promovia – junto com os padres do PIME e lideranças da Paróquia Nossa Senhora da Paz –, ações solidárias com o objetivo de destinar recursos às ações sociais e o trabalho realizado em Bafatá. Após sua morte, prosseguiram as promoções para levantar recursos para a missão, sendo as duas últimas uma feijoada beneficente e as vendas obtidas com a Barraca do PIME na 44ª Festa Junina de Ibiporã, ambas em 2022.

por: Jaime Kaster/ SMCT / PMI