Centenárias entre os homenageados deste dia 06/9 no 5º filme “Contos e Causos”, no Youtube

Publicado em: 06/09/2022 15:04 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/ SMCT / PMI

Capa do filme com foto dos 20 entrevistados deste documentário - vol. 5

Assista ao 5º filme da série “Contos e Causos”, exibida entre 2011 e 2016, no Cine Teatro Padre Zanelli, de Ibiporã, e que agora lançamos no Youtube da Secretaria de Cultura e Turismo para ficar disponível ao público nas plataformas digitais.

Este filme (vol. 5) é uma homenagem especial a duas pioneiras de Ibiporã centenárias: uma é Maria Braga Godoy (esposa do 1º prefeito, José Pires de Godoy), que deu esta entrevista aos 100 anos. A outra é Sophia Pelisson Botti, entrevistada aos 91 e que faleceu no último fim de semana, aos 100 anos (havia completado aniversário dia 10 de julho). Parabéns às famílias!

Os pioneiros que participam neste volume 5 são:

1. Anita Del Fraro Nóbrega
  2. Antonio Bigatti
  3. Antônio Maggi
  4. Benvindo Pereira da Gama
  5. Carlos Augusto Guimarães
  6. Eliaquim Soares Marins
  7. Equelina Lopez Garcia
  8. Eugênio Fernandes
  9. Ildeman de Figueiredo Alves Pereira
  10. Jacinto Semprebom
  11. João Rodrigues Tavares
  12. Lourdes Semprebom
  13. Maria Braga Godoy
  14. Maria Lúcia Pierro
  15. Marli Matilde Bruschi Lustosa
  16. Mauro José Pierro
  17. Pompílio Luzardo Vieira Lustosa
  18. Rubens Pires Godoy
  19. Sophia Pelisson Botti
  20. Suely Moya Willy

RECUPERAÇÃO DA MEMÓRIA - Neste ano em que Ibiporã comemora 75 Anos – Jubileu de Diamante –, a administração municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Museu Histórico e de Artes (MHAI), traz um presente às famílias e um mergulho na história. Uma história de luta, rica em detalhes e com muitos contos e causos que ficaram gravados na memória...

São os filmes do projeto “Contos e Causos – História Viva de Ibiporã”, lançados entre 2011 e 2016 e que agora estarão disponíveis em nosso canal no Youtube. No total, serão oito episódios até novembro. Este projeto foi conduzido entre 2011 e 2016 pelo então secretário de Cultura e Turismo, Júlio Dutra, e executado pela equipe do MHAI com o objetivo de registrar em vídeo as histórias de nossos arquivos vivos e exibi-las posteriormente em sessões de cinema.

Captou mais de 160 entrevistas em vídeo com vários homens e mulheres que ajudaram a construir a nossa história. Todo esse material está aquivado no Acervo do MHAI.

Ficha técnica: Contos e Causos - História Viva de Ibiporã - Vol. 5

Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=81U8Z6qsdbY

direção e roteiro: Jaime Kaster

finalização: Mariana Oliveira Claus

idealizador do projeto Contos e Causos: Júlio César Dutra

coordenação técnica e científica: Sandra Moya Morais de Lacerda

produção: Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI)

imagens: Mariana Oliveira Claus

edição de conteúdo: Jaime Kaster

entrevistas: Jaime Kaster, Caroline Cripa Vicentini e Acervo de entrevistas do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI)

pioneiros: listados acima

fotos: Acervo do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), arquivos de família e imagens web

colaboração: Katia Helen Alves, Maria Aparecida Ribeiro, Caroline Boaventura

agradecimentos: IPHAN, SETI-PR, Prefeitura Municipal de Ibiporã, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Fundação Cultural de Ibiporã, Equipe do MHAI

Julio César Dutra - Secretário Municipal de Cultura e Turismo

Sandra Moya Morais de Lacerda - Vice-prefeita de Ibiporã

José Maria Ferreira - Prefeito Municipal de Ibiporã

O projeto Contos e Causos é parte do Projeto de Recuperação da Memória do Município de Ibiporã, desenvolvido pelo Governo Municipal, com recursos da SETI (Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Ibiporã – 2015

Acompanhe a série completa em nosso canal! Acesse a playlist:

#Ibiporã75anos

#JubileudeDiamante