Assista ao filme sobre os 34 anos do Cine Teatro Padre José Zanelli em nosso canal no YouTube

Publicado em: 25/08/2022 13:22 | Fonte/Agência: Divulgação/SMCT/PMI

Já está disponível no canal do YouTube da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) o filme “Momentos de um Diamante”, produzido pela equipe de audiovisual  da secretaria. Com pouco mais de 10 minutos de duração, o vídeo homenageia o Cine Teatro Padre José Zanelli, palco maior das artes e espetáculos de Ibiporã, que completou 34 anos de existência no dia 13 de agosto.

As mais de três décadas de história do espaço são contadas em vídeos e fotos, além dos depoimentos de 14 pessoas que têm uma forte ligação com o Cine Teatro. Destaque para as entrevistas com alguns ex-integrantes do elenco participante da opereta “Flor de Lótus”, que marcou as famílias de Ibiporã em dois momentos: primeiro em 1958, quando foi dirigida e adaptada para o português pelo padre italiano José Zanelli (que havia chegado à cidade em 1948) e foi apresentada no Salão Pio XII, ao lado da Igreja Matriz.

São dessa época, por exemplo, as pioneiras Maria Ivone Peretti Bigati e Maria Rossato, que contam suas memórias neste filme, e se reapresentaram depois em 1988, na programação de inauguração do Cine Teatro, que teve dois meses de espetáculos. Daí foi uma nova montagem, dirigida por Rossato e pelo padre Bruno Turato, com a participação de músicos da Orquestra Sinfônica da UEL. A direção musical foi de Marcos Pelisson e Ina Rossi Schmidt, e a peça mobilizou as escolas e famílias da cidade na época, sendo encenada por mais de 50 pessoas.

O elenco da opereta também foi homenageado no evento “Memórias de um Diamante”, que aconteceu no dia 11 de agosto, no Cine Teatro. Para o evento foram confeccionados painéis fotográficos que contam parte da história do Cine Teatro e da opereta e dispostos logo no jardim de entrada do teatro. No interior, toda a ambientação e o figurino dos alunos da Escola Municipal de Teatro da SMCT, os quais recepcionaram os convidados, remeteram à “Flor de Lótus”.

Sob a regência do professor Domingos Santos, da SMCT, e acompanhado pelo professor Alex Rodrigues (teclado) e Néia Teodoro (vocal), um coral formado por algumas mulheres que atuaram na opereta cantaram trechos das músicas da peça no palco. Alunas da Escola Ballet Art, da SMCT, também participaram da apresentação.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com a coordenação geral da secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo.

Assista aqui: https://youtu.be/m24tfgoymjk

Gostou? Curta, comente e compartilhe o vídeo com os seus contatos!

Ficha técnica (filme)

Roteiro, direção e montagem: Marcos Romani

Direção de fotografia: Ailton Oliveira

Entrevistas: Caroline Vicentini e Marcos Romani