Escola de Ballet da SMCT agora é Ballet Art de Ibiporã

Publicado em: 04/08/2022 13:24 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Escola de Ballet da SMCT agora é Ballet Art de Ibiporã

Nova logomarca da Escola Ballet Art de Ibiporã (Arte: Marcos Romani/SMCT/PMI)

A coordenação e professores da Escola de Ballet da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) de Ibiporã reuniram-se no final de julho, no Cine Teatro Padre José Zanelli, com os pais de alunos matriculados no curso de ballet clássico para apresentação da equipe, Projeto Político Pedagógico (PPP), nova metodologia, regulamento, e o novo nome e logo da Escola, que passa a ser denominada Ballet Art de Ibiporã.

A grade curricular passa a contemplar um conteúdo programático desenvolvido através da aplicação do método de ensino russo Vaganova, desenvolvido pela dançarina e pedagoga russa Agrippina Vaganova. Neste método, busca-se o aprendizado de forma gradual e ressalta-se a consciência corporal do aluno a cada movimento. A ênfase é para que se dance com o corpo inteiro, ao invés de executar movimentos mecânicos. O curso possuirá oito anos em sua formação nos níveis; básico; médio; e avançado

“A missão da Ballet Art de Ibiporã é formar não somente bailarinos aptos para dançar com segurança, mas sim formar bailarinos cidadãos, que são incentivados a se tornar uma pessoa melhor, um cidadão com consciência, integridade, respeito e responsabilidade capazes de enfrentar desafios e atender às demandas da sociedade na vida profissional. Além de ter o foco em disciplina, organização e determinação”, ressaltam a coordenadora pedagógica dos cursos da SMCT e da Ballet Art, Elaine Melhado e Stephany Rodrigues, respectivamente.

Fundada em 1990, a Ballet Art de Ibiporã é uma instituição sem fins lucrativos mantida pelo governo municipal. A escola mantém a concessão de bolsa de estudo a todos os alunos residentes no município. A Ballet Art de Ibiporã desenvolve atividades educacionais e pedagógicas e oferece vagas femininas e masculinas.

Atualmente possui atualmente 173 alunos matriculados no curso livre gratuito de ballet clássico, em turmas que vão do Baby ao Adulto (turmas noturnas, abertas recentemente).