Live 'Estação, 85 anos de história'. Assista à produção que foi exibida no último dia 15/7

Publicado em: 16/07/2021 12:20 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ PMI

O jornalista Jaime Kaster falou sobre a história e a importância da estação, tema de sua pesquisa na UEL

Assista ao Especial “85 anos da Estação Ferroviária de Ibiporã”, exibido na Live de 15/07/2021 às 20h e que teve grande participação do público.

Confira nos links: https://www.youtube.com/watch?v=D5Tm8mB_MDE ou https://www.facebook.com/fundacaoculturaldeibipora/videos/542144093799181/

O vídeo foi gravado nas dependências da antiga estação de Ibiporã, hoje o lindo Museu do Café, que abriga a memória ferroviária da cidade e parte da história de Ibiporã, que nasceu ao redor dos trilhos e se desenvolveu rapidamente impulsionada pela cultura do café.

Uma produção da equipe de Audiovisual, da Àrea de Museus e também do Curso de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (que mantém o Museu do Café (apoio das funcionárias Cida Ribeiro, Maria de Fatima Araújo e de Paulo Souza). A captação de imagens e de áudio foi de Ailton Jesus e Giovane Vinícius, com edição de Ailton Jesus. Após as boas vindas do prefeito José Maria, o especial iniciou com uma montagem teatral na plataforma, escrita e dirigida pelo professor Vradson Castro e encenada por alunos do Curso de Teatro.

Em seguida foi exibida uma entrevista sobre a história e a importância da estação com o jornalista Jaime Kaster, da Área de Museus da SMCT, que desenvolveu uma pesquisa sobre este tema, e a mesma foi transformada em um livro que deverá ser lançado até o final deste ano pela EDUEL (Editora da UEL/ Londrina).

HISTÓRIA PRESERVADA NO ATUAL MUSEU DO CAFÉ

Todo o documentário foi recheado com imagens da antiga estação e fotografias atuais do Museu do Café, inaugurado em 2012, projeto do arquiteto e então secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra, que transformou o antigo pátio ferroviário num espaço paisagístico e turístico único da cidade – um cartão postal de Ibiporã.

COMEMORAÇÃO À DATA

Foi a Estação Ferroviária que deu início à cidade, tendo sido o ponto de partida do povoamento urbano de Ibiporã. Para comemorar esta data e diante da impossibilidade de realizar um evento presencial com pioneiros, o secretário de Cultura, Luciano Betiate, propôs a gravação desta live especial e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo a exibiu nos seus canais no Youtube e no Facebook.

MARCO HISTÓRICO

Há 85 anos, no dia 15 de julho de 1936, era inaugurada a Estação de Ibiporã, fato histórico que marcava o início da cidade e que foi noticiado nos jornais da época, como o Paraná-Norte, de Londrina, e o semanário Voz do Povo, que era rodado em Ourinhos (SP). Ambos iam acompanhando e divulgando a abertura das novas estações de trem implantadas ao longo da Estrada de Ferro São Paulo-Paraná, que liga Cambará a Cianorte (PR), e que impulsionou o desenvolvimento do Norte do Paraná.

A primeira estação de Ibiporã, uma casinha simples de madeira, que vemos nas fotografias nos painéis do Museu do Café, marcou o início do povoamento urbano, pois os primeiros 15 quarteirões centrais foram desenhados ao redor dela. Marco histórico da cidade, ela foi o ponto de chegada de boa parte dos pioneiros que vieram para cá com os seus sonhos de iniciar uma vida nova e de formar uma família neste pedaço de terra do Norte do Paraná.