Arte africana é tema de exposição de desenhos e cerâmica na Biblioteca Pública

 

Publicado em: 17/11/2022 16:21 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Whatsapp

 

Arte africana é tema de exposição de desenhos e cerâmica na Biblioteca Pública

Exposição tem trabalhos dos alunos dos cursos de cerâmica e desenho da SMCT. Fotos: Benito del Fraro e Letícia Neris/SMCT/PMI

A vibrante arte africana, com todo o seu colorido, exuberância e simbolismo é tema da exposição “Sem luta não há vitória”, com trabalhos dos alunos dos cursos de cerâmica e desenho da SMCT.

Máscaras e bonecas afro em cerâmica, colagens, desenhos e pinturas utilizando diferentes técnicas, tais como tinta acrílica, giz de cera e lápis de cor, estarão expostos na Biblioteca Pública Municipal entre os dias 21 e 30 de novembro.

Horário de visita: segunda a sexta, das 8 às 17h. Grupos de escolas devem agendar visita pelo telefone: 31780202.

Os trabalhos, orientados pelas professoras Maria Aparecida dos Santos (cerâmica), Pillar Santana e Victoria Manoel (Desenho), homenageiam o Mês da Consciência Negra, cuja data será celebrada no próximo domingo (20), “Dia Nacional de Zumbi dos Palmares”. A mesma faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares, morto em uma emboscada no ano de 1695.

O Dia Nacional da Consciência Negra entrou para o calendário oficial de efemérides do Brasil em 2003, quando foi aprovada lei que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. Em 2011, o governo editou um novo decreto estabelecendo a data como Dia Nacional de Zumbi. Com isso, o 20 de novembro tornou-se o dia para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil.